Solidariedade
- Lucimara Coelho
- 2 de mai. de 2025
- 1 min de leitura
Pelo dicionário, Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas.
Saindo da terminologia dos dicionários, é expressão de maturidade emocional. Ela surge quando o indivíduo reconhece no outro a mesma dignidade e fragilidade que há em si. Esse reconhecimento exige um ego menos defensivo e mais integrado à própria realidade.
Ao integrar suas dores e limites, a pessoa madura se torna mais empática e tolerante. Solidariza-se não por dever, mas por identificação consciente com a condição humana. Esse altruísmo não a esgota, mas a expande em identidade e profundidade.
Ser solidário nessa perspectiva é mergulhar em si através do encontro com o outro, cada gesto empático é também uma forma de escuta interna e de presença consigo e o outro se torna espelho que revela aspectos antes ocultos da própria existência.
Assim, a solidariedade verdadeira é caminho de individuação e expansão do ser. É a expressão de um eu que se reconhece parte do mundo e responsável por ele e nesse movimento de dar, paradoxalmente, descobre-se mais inteiro e real.
Tem dificuldade em ser realmente solidário? Ou em se conhecer para ser mais ainda? Vem falar comigo, posso te ajudar!








Comentários