O silêncio é mesmo a melhor resposta?
- Lucimara Coelho
- 30 de mai. de 2025
- 1 min de leitura
Muitas pessoas encontram no silencio uma forma de resolução, punição ou até mesmo uma forma de fuga para não tratar de um certo assunto.
Mas essa prática, não é a melhor opção, muito pelo contrário.
Em algum momento da vida é bem possível que você tenha escolhido o silêncio como a melhor forma de não discutir, mas isso não é o mais indicado.
O ideal mesmo é aprendermos a conversar e resolver as coisas pelo diálogo, escutando, dizendo o que sente e escutar com atenção, mas isso não é o que acontece.
A grande questão é que não podemos usar o silêncio como método de educação ou como uma punição, isso se chama: Tratamento do Silêncio.
A prática do tratamento do silêncio é ignorar, se recusar a responder ou evitar falar com a pessoa em questão. Esse tipo de comportamento é uma estratégia passivo agressiva de manipulação, que consiste em controlar o comportamento do outro através do seu desprezo.
A finalidade da punição é que o outro se sinta arrependido, culpado por algo que fez ou falou. Dessa forma, o outro pedirá desculpas ou se curvará àquela pessoa que o está manipulando.
O tratamento do silêncio é um método de punição que pode ser usado em todas as relações (pais e filhos, trabalho, relacionamentos românticos e familiares).
O silêncio, nesses casos, não é a forma saudável e eficaz para lidar com as discussões.
Evitar o diálogo e fugir das situações desconfortáveis é reflexo de imaturidade emocional.
Não fique mais em silêncio e viva melhor, sei como te ajudar!








Comentários