Qual é a sua dúvida? Como faço pra mudar o outro?
- Lucimara Coelho
- 6 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2024
Mudar o outro é uma tarefa complexa e geralmente infrutífera, pois cada pessoa possui suas próprias crenças, valores e experiências que moldam seu comportamento. Em vez de tentar mudar o outro, é mais eficaz e saudável concentrar-se em influenciar positivamente, promovendo um ambiente de respeito e compreensão. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
Comunique-se de maneira eficaz: A comunicação aberta e honesta é essencial. Expresse seus sentimentos e preocupações de maneira clara, sem acusar ou julgar. Use declarações "eu" em vez de "você" para evitar que a outra pessoa se sinta atacada. Por exemplo, em vez de dizer "Você sempre faz isso errado", diga "Eu me sinto frustrado quando isso acontece".
Seja um exemplo: Muitas vezes, o comportamento exemplar pode influenciar mais do que palavras. Se você deseja que alguém mude um comportamento específico, mostre como isso pode ser feito através de suas próprias ações. A coerência entre suas palavras e ações pode inspirar os outros a seguir seu exemplo.
Ofereça apoio e encorajamento: Mostrar que você está disposto a ajudar e apoiar a outra pessoa na mudança pode fazer uma grande diferença. Seja paciente e compreenda que a mudança leva tempo. Ofereça encorajamento e reconhecimento pelos pequenos progressos que a pessoa fizer.
No final das contas, lembre-se de que cada indivíduo tem o direito de ser quem é. Aceitar as pessoas como elas são e trabalhar em construir relacionamentos saudáveis e respeitosos é muitas vezes mais eficaz e gratificante do que tentar mudar o outro.








Sem esquecer que observando o que queremos mudar nos outros por nos incomodar, muitas vezes nos dá a chance de entender melhor o que precisamo mudar em nós, ou seja, os outros tb são base para a NOSSA construção, e acredito que a pessoa atenta a isso, mais rico de elementos fica para se transformar e não aos outros.