Precisamos conversar sobre Violência Psicológica
- Lucimara Coelho
- 7 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
Violência Psicológica é crime!
Segundo pesquisa do IBGE, em 2021, no Brasil, 35 mulheres são agredidas física ou verbalmente por minuto.
Esse índice mostra as violências que foram denunciadas, mas existem mulheres que nem sabem que estão sendo agredidas.
Não tem como uma mulher reconstruir a sua vida sem autoestima. E a autoestima é a mais agredida dentro de uma violência psicológica.
Mas o que é violência psicológica?
Violência Psicológica/Moral: É toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes e utilização da pessoa para atender às necessidades psíquicas de outrem. É toda ação que coloque em risco ou cause dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. - Definição dada pela OMS
Ou para ser mais clara:
Violência psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
Exemplos de violência psicológica:
Por exemplo: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos, chantagens, entre outros.
Esse é um assunto sério e importante, fale muito com as pessoas que conhece sobre esses conceitos para que possa ajudar mais mulheres a identificar esse crime.
Se você passa por isso denúncie! Eu também posso te ajudar na elaboração desse sofrimento, venha falar comigo.








Comentários