top of page

Muito sono é sintoma de depressão?

Atualizado: 17 de nov. de 2024

A relação entre a depressão e o sono é complexa e, em cerca de 90% dos casos de depressão, as pessoas queixam-se do seu sono excessivo.


O sono faz com que por um certo tempo a pessoa se desligue da realidade, e para eles, muitas vezes os sonhos são bem mais agradáveis do que a realidade.

 

Muitas vezes a sensação é de despedir-se de si. A tristeza, ansiedade, vazio e frustração vai ganhando mais espaço.

 

A desesperança, culpa, inutilidade vai dominando as ações e com isso vem a falta de energia, o cansaço, a perda ou excesso de apetite os pensamentos negativos, esquecimentos e a dificuldade de se relacionar com as pessoas.

 

Essas são apenas algumas das possíveis características de um quadro depressivo. Mas esses "sintomas" não definem um diagnóstico. É necessário mesmo uma avaliação médica e um acompanhamento/tratamento. Existem graus e formas diversas de lidar com a depressão, por isso, depende do diagnóstico que é o que vai ditar como será o tratamento.

 

A depressão altera a parte fisiológica do organismo. Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

 

Por esse motivo, reafirmo que depressão não é falta de Deus e não é frescura. Quando o nosso corpo já consegue construir substancias, ele precisa de ajuda pra isso.

 

Não negligencia uma doença da qual os seus olhos não podem ver. Depressão existe, é muito sério e requer cuidados como qualquer outra doença.

 

Em caso de quadro depressivo procure imediatamente um centro de saúde, ou um psicólogo.

 

Salve esse post pra quando vc ou outra pessoa que vc conhece precisar de acolhimento.




Comentários


Lucimara Coelho

18 99601-2301

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

© 2024 por Lucimara Coelho Psicóloga

bottom of page